Assuntos que mais caem no Enem

No decorrer deste artigo daremos dicas importantes sobre os assuntos que mais caem no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Para os alunos que nunca se inscreveram no programa, mostraremos um jeito fácil de realizar a sua inscrição. Decerto, as dicas ajudaram bastante quem realmente tem o interesse de realizar um curso em uma instituição de ensino superior.

Antes de mais nada, é importante deixar claro a extrema necessidade da leitura do edital do Enem 2020. Eventualmente o documento é publicado no mês de abril. O mesmo poderá ser acessado no Diário Oficial da União – DOU. Certamente o responsável pela divulgação será o Inep – Instinto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Como e onde se inscrever no Enem

Dicas de estudo para o Enem 2020
As inscrições do Enem são realizadas na página do participante disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante/ . Contudo, além do site o Inep disponibiliza um aplicativo para aparelhos IOS e Android.

Para iniciar a sua inscrição no Enem, o estudante precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. Além disso, o aluno precisa de um número de telefone e um endereço de e-mail pessoal válidos. Posto que poderá informar o e-mail somente uma vez.

Tendo os participantes informado seus dados pessoais, assim dando continuidade no processo de inscrição no Enem. Fica sob responsabilidade do aluno a escolha de qual língua estrangeira moderna tendo como opção inglês e espanhol. Eventualmente são apenas 5 questões de múltipla escolha conforme a língua estrangeira optada.

Após ter informado a língua estrangeira, o estudante precisa preencher os campos onde o mesmo pretende realizar as provas do Enem. Atualmente são mais de 1700 estados.

Cabe agora ao candidato, preencher corretamente todos os campos obrigatórios esclarecidos no ato da inscrição no Enem com informações verdadeiras.

Tendo o participante encerrado a sua inscrição no Enem 2020. As informações prestadas pelo mesmo passarão por uma verificação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Caso o Inep tenha verificado as informações do estudante, e descobre que alguma é falsa, decerto o mesmo terá a sua inscrição negada. Após a verificação e validação será emitido um boleto de pagamento correspondente a taxa de inscrição.

Tendo o aluno efetuado o pagamento da taxa conforme o prazo, o mesmo estará com sua vaga garantida.

Assuntos que são mais cobrados no Enem

Fazendo um levantamento de edições passadas, dá-se para ter uma noção de quais assuntos já foram cobrados mais de uma vez e quais assuntos caem com frequência nas provas do Enem. Certamente a prova do Enem é composta com um total de 180 questões e uma proposta de redação.

A prova é dividida em dois dias diferentes de aplicação, eventualmente em dois domingos seguidos. Sendo assim, são 90 questões e a proposta de redação no primeiro dia e as 90 no segundo dia.
O primeiro dia a prova do Enem é composto pelas seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
  1. Estratégias argumentativas e discursivas;
  2. Escolas literárias;
  3. Variedades linguísticas;
  4. Arte e cultura.
  • Redação;
  1. O tema da redação sempre são assuntos que repercutem durante o ano no país.
  • Ciências Humanas, Códigos e suas tecnologias.
  1. Império;
  2. Primeira República;
  3. Espaço rural;
  4. Impactos ambientais;
  5. Etnocentrismo e relativismo;
  6. Esferas culturais.

No segundo dia de aplicação das provas do Enem são cobradas as áreas de conhecimentos:

  • Matemática e suas Tecnologias:
  1. Operações com frações;
  2. Porcentagem;
  3. Análise de gráficos;
  4. Análise de tabelas
  5. Razões e proporções;
  6. Estatística básica.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
  1. Imunização;
  2. Lixo – problemas ambientais;
  3. Estequiometria;
  4. Cadeias carbônica;
  5. Usinas e instalações residenciais;
  6. Ondas e Calorimetria.

Salvo que estes são alguns dos assuntos que caem de acordo com as edições anteriores. O exame com o propósito de avaliação de aprendizado do ensino médio. Desse modo, as questões serão baseadas no aprendizado da educação. Todavia, o Inep disponibiliza a matriz de referência Enem.

Desejamos a todos, boa sorte! Não deixe de curtir e compartilhar a página do Instagram Guia do Enem.

Deixe um comentário