O Enem 2020 vem aí – Inscrições começam em breve

O Enem 2020 vem ai e as inscrições começam em breve. Mais precisamente no mês de maio o Ministério da Educação e Cultura – MEC deve abrir o período de inscrições.

Conforme o edital, os estudantes que pretendem participar da edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020 devem ficar atentos para não correr o risco de ficar fora de um dos maiores testes de conhecimentos do mundo.

Certamente Podem participar do Enem os estudantes que cursam o último ano do ensino médio em escolas da rede pública ou particulares. Também podem participar pessoas que já concluíram o ensino médio. Ademais, participar do Enem 2020 é fundamental para quem pretende participar de programas do MEC voltados para o ingresso ao ensino superior (SISU, ProUni ou Fies).

Assim que for aberto o período de inscrições os estudantes interessados devem acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Todavia, devem informar todos os dados solicitados, criar uma senha pessoal para futuros acessos. Ao final do processo, caso não obtenha isenção, deverá gerar o boleto para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 no valor de R$82,00. O documento deve ser pago apenas em agências do Banco do Brasil.

Datas importantes do Cronograma do Enem 2020

Enem 2020 Inscrições, datas e editalAs datas mais importantes para os estudantes que pretendem participar do Exame:

  • Período de inscrições. É o período disponibilizado para que os futuros participantes realizem suas inscrições para participar do Enem 2020. As inscrições podem ser realizadas apenas através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.
  • Pagamento da Taxa de inscrição. Participantes que não tem direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição ( concedido aos estudantes de escolas públicas que estão no ultimo ano do ensino médio e aos comprovadamente socioeconomicamente carentes) devem ficar atentos ao prazo para realizar o pagamento da taxa.
  • Cartão de Confirmação do Enem 2020. O Inep divulga com antecedência qual a data em que o documento estará disponível para consulta e download em seu site oficial.
  • Quando as provas serão aplicadas. As provas do Enem 2020 serão aplicadas durante dois dias consecutivos (provavelmente em um final de semana). Uma data importante que assim que seja divulgada, deve ser memorizada por todos os participantes.
  • Divulgação dos Gabaritos. Em edições anteriores, os gabaritos do Enem foram divulgados em até 3 dias úteis após a aplicação das provas do Exame, o que não deve ser diferente nesta edição.
  • Resultado individual de cada participante. Com a divulgação do resultado do Enem 2020 os participantes poderão realizar um planejamento para as inscrições nos programas de ingresso ao ensino superior do Governo Federal. A dada é divulgada após a realização das provas do Exame.

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020 é o documento oficial que informa onde o participante inscrito realizará as provas. Além de comprovar que o candidato está regularmente inscrito para participar do Exame, ele contém informações importantes como o número de inscrição e a senha.

O documento que antes era entregue no endereço residencial dos candidatos por e-mail ou pelo aplicativo oficial. Também estará disponível na versão online.

O participante pode realizar o download ou imprimir o Cartão através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Provas do Enem 2020

Imagem 8 dicas para estudar para o Enem 2020O INEP é a autarquia governamental  responsável por elaborar e aplicar as provas do Enem 2020. contudo, ao todo os participantes que realizarem inscrição para participar do Exame responderão a 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 provas e uma prova de redação.

As provas englobam todas as matérias do ensino médio que são divididas por temas da seguinte forma:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Informática e Comunicação;
  • Matemática e suas Tecnologias.

As datas de aplicação das provas do Enem 2020 serão conhecidas após a publicação do Edital do Exame. Porém, os participantes devem estar preparados para realizar as provas no mês de novembro. Isto devido às eleições municipais que ocorrerão em todo país.

Todos os estudantes que pretendem participar do Enem 2020 têm poucos meses para estudar. Afinal, se preparar para realizar as provas do Exame precisa de um bom tempo de preparação. Portanto, aqueles que desejam obter uma nota satisfatória devem começar já os Estudos.

Deixe um comentário